SEO para Loja Integrada

por | jan 23, 2025 | Dicas de SEO, SEO para Loja Integrada

Se você procura dicas de SEO para Loja Integrada, chegou ao local certo. Aqui no blog da SEO Agência vamos ensinar você a explorar todo o potencial que a plataforma oferece de forma nativa para que você turbine seus resultados. De cadastro de produto à configurações técnicas, vamos abordar todos os temas de forma didática e prática para que você, como um leigo, consiga colocar tudo em execução.

SEO para Loja Integrada

Quando falamos em SEO para Loja Integrada, devemos enaltecer a simplicidade e objetividade com que a plataforma trabalha. É uma plataforma bastante resumida ao ponto de permitir que usuários com pouca ou quase sem nem uma experiência consigam iniciar sua jornada no ecommerce, permitindo escalar e evoluir com o projeto.

Então assim que você abrir sua loja na Loja Integrada, o primeiro passo é configurar a descrição e o título da sua loja.

1. Configurando título e descrição

Para chegar ao campo, siga a rota: Configurações > Dados da Loja

SEO Descrição da Loja Integrada

Uma vez dentro desta tela, você irá procurar pelo campo chamado “Nome da loja no <title>” e também pelo campo “Descrição da sua loja”.

Nome da Loja no <title>

Basicamente, este campo está perguntando como que você deseja exibir o nome da sua loja no Google. Ou seja, quando alguém procurar pelo nome da sua loja, será essa informação que ficará à mostra ao usuário.

Descrição da sua Loja

Já a descrição que aparece logo abaixo do título é dedicada à um breve resumo sobre o nosso negócio. Estabeleça um limite de 165 caracteres para isso.

Essa informação também vai ser exibida no Google e nos demais buscadores sempre que um usuário pesquisar pelo nome da loja, conforme exemplo da Amazon abaixo:

Então esse campo basicamente é uma Meta-Description. De forma resumida, ela serve para atrair o usuário. Imagine um cardápio com vários lanches e na descrição é onde temos os ingredientes. Então basicamente o que desejamos colocar na description são nossos diferenciais, nossas exclusividades, como o envio rápido, frete grátis, parcelamento sem juros, entre outras informações que podem instigar o usuário a clicar e comprar.

O exemplo da Amazon é:

Encontre o que precisa na Amazon. Ofertas em Livros, Kindle, Echo com Alexa, Fire TV, Eletrônicos, Bebidas, Casa, Beleza e mais. Frete GRÁTIS com Amazon…

Como você pode perceber, eles tentam chamar a atenção com os produtos e linhas que trabalham. Também é válido apontar o fim da frase, que não foi completamente exibida. Por isso, limite a descrição aos caracteres sugeridos.

Feito isso, temos nossa página inicial configurada.

2. Criando e otimizando suas Categorias

Antes de começar o processo de cadastro de produto, é importante definir e criar sua estrutura de categoria. Em outras palavras, como será feita a disposição dos seus produtos, pois na hora de efetuar o cadastro é obrigatório vincular o produto à sua respectiva categoria (ou categorias).

Para isso, acessamos a rota: Produtos > Categorias

Assim que você estiver na tela de categorias, o primeiro passo será criar sua primeira categoria. Para isso, clique no botão em azul Criar Categoria.

Surgirá uma tela com os seguintes campos:

  • Categoria ativa: serve para você habilitar ou não uma categoria dentro do site.
  • Categoria em destaque: se ela deve ou não aparecer no menu principal da loja.
  • Categoria pai: se é uma subcategoria ou a categoria principal (pai). Quando subcategoria, vincule aqui o pai a qual pertence.
  • Nome da categoria: nomeie sua categoria de acordo com sua estratégia de organização.
  • Descrição: é o conteúdo da página e aparece dentro dela, junto com os produtos.
  • Tag Title: é o título da página que vai aparecer no Google.
  • Meta Tag Description: é a descrição que aparecerá junto com o título no Google.
  • URL da categoria: é o link pelo qual você irá acessar esta categoria.

Como configurar a categoria na Loja Integrada na prática?

Por exemplo: você vende calçados femininos. Precisamos cadastrar nossa primeira categoria. Dito isso, clicamos em criar categoria e preenchemos da seguinte forma:

Categoria ativa: Sim
Categoria em destaque: Sim
Categoria pai: [ Raiz ]
Nome da categoria: Calçado Feminino
Descrição: Aqui você encontra vários modelos em calçado feminino para aproveitar. Confira nossa vitrine e boas compras!
Tag Title: Calçado Feminino – Compre Online
Meta Tag Description: Encontre aqui vários modelos de calçado feminino. Parcele sua compra sem juros no cartão. Envio rápido para todo Brasil.
URL da categoria: www.seusite.com.br/calcado-feminino

Atente-se ao fato de que, por se tratar de uma estratégia otimizada para SEO, temos a palavra-chave definida como “Calçado Feminino”. E ela deve estar presente tanto no title, na description e também na URL. Isso reforça o tema e facilita com que os robôs compreendam o conteúdo da página.

Feito isso, temos nossa categoria pai criada.

Agora, podemos começar a criar as subcategorias, como as sandálias, tamancos, botas, tênis e vincular todas estas à categoria pai de Calçados Femininos. Assim, no menu, teremos não apenas a categoria principal, mas também as subcategorias que organizam e facilitam a navegação do usuário.

Imagine o seguinte: quando você acessa sua loja favorita, atente-se ao menu e a forma com que disponibilizam essas informações. Dificilmente você entra na categoria genérica de calçados e observa todas as opções. O mais comum é navegar através das subcategorias, já filtrando e exibindo apenas os itens de interesse. Então, coloque-se sempre na visão do usuário para entender a melhor disposição.

3. SEO para o Cadastro de Produto

Agora sim, chegamos a parte dos produtos. Quando o assunto é cadastro, vários pontos são importantes para o SEO, pois lidam diretamente com a experiência do usuário, sendo eles: o título do produto, a descrição técnica, imagens e os campos destinados ao SEO, que é o famoso title (ou título SEO) e a description (ou Descrição SEO).

Título do Produto

Na hora de definir o título do produto é fundamental se colocar no papel do consumidor para entender quais informações são importantes ter em sua nomenclatura.

Ainda usando como exemplo os calçados, uma dica para elaborar o título do produto e compreender quais informações são úteis, é se perguntar o seguinte:

  • Esta sandália, ela é masculina ou feminina?
  • Possui marca?
  • Têm salto? Qual tipo de salto? Salto Alto, Salto Bloco? Ou é rasteira?
  • Possui alguma característica própria, como tiras finas ou transparência?
  • E a cor?
  • E qual seu material?

Com base nestas perguntas, conseguimos extrair várias informações valiosas para elaborar o título do nosso produto. E com base nestas respostas, vamos definir um padrão para nossos cadastros.

Exemplo: Sandália Feminina Arezzo Salto Bloco Alto com Tiras (Preta)

Assim, acabamos de criar um padrão de título baseado em perguntas relacionadas ao produto. O motivo pelo qual trabalhamos assim é que existem várias formas de pesquisar por um mesmo produto. No caso desta sandália, o usuário pode pesquisar por “sandália de salto”, “sandália salto bloco preta”, “sandália preta de salto”, “sandália salto alto com tiras”, que existe chance do nosso cadastro aparecer de forma orgânica justamente porque estamos utilizando termos estratégicos e voltados ao consumidor.

Imagens do Produto

Agora chegamos à otimização das imagens em nosso guia de SEO para Loja Integrada. Aqui, a lógica é a seguinte:

Pense que ao acessar um produto o usuário precisa fazer o download de várias informações para que consiga interagir com a página, como as imagens, o preço, as descrições. Tudo isso tem um peso e exige mais, ou menos, da conexão do usuário.

Diante de um mundo cada vez mais globalizado, com tecnologia móvel em expansão, é fundamental ter páginas leves e otimizadas que permitam uma conexão rápida até o seu produto sem que o usuário tenha de esperar seu carregamento. Por isso, reduzir o peso das imagens antes de realizar o upload na Loja Integrada é um dos passos principais para progredir com seu projeto, tornando suas páginas mais leves e com melhor índice de carregamento.

Para isso, utilize a ferramenta gratuita tinyjpg.com

Depois de otimizar as imagens, lembre-se de renomear os arquivos .jpg com o nome do produto ou de forma que descreva a imagem. Nunca faça o upload de arquivos com nomes como: IMG001.jpg, gkpaowkgpoka.jpg, nomequalquer.jpg. Eles são inadequados.

O correto é renomear o arquivo conforme seu título. Utilizando ainda o exemplo da sandália, uma sugestão otimizada e estratégica seria: sandalia-feminina-salto-alto-bloco-com-tiras-preta.jpg.

Dessa forma os mecanismos de busca conseguem compreender melhor o assunto da mídia e passam a exibi-la no Google Imagens, servindo como mais uma fonte de tráfego orgânico baseado na busca visual.

Descrição do produto

Essa parte é muito importante. Imagine você conquistar a atração do usuário, ele clicar para conhecer seu produto mas, ao chegar lá acabar não encontrando as informações que são pertinentes para sua tomada de decisão. Então a descrição vai servir justamente para isso.

É nela que iremos descrever o produto, citar os materiais, suas características técnicas, incluir tabelas de medidas, entre outras informações que sejam valiosas para tirar as dúvidas do cliente e deixá-lo confortável com a escolha.

SEO para Loja Integrada: Vale a pena?

Concluindo: a plataforma é muito intuitiva e de fácil usabilidade. Você vai conseguir realizar estratégias essenciais para escalar e progredir com seu projeto de SEO sem a sensação de estar limitado. Considerando o investimento, com certeza a Loja Integrada é uma das plataformas com melhor custo-benefício em 2025.

Mas se realmente quiser contar com um time de especialistas, seja para assessorar ou se responsabilizar pelo seu projeto de tráfego orgânico, saiba que nós da SEO Agência estamos à disposição. Entre em contato com a gente e solicite uma análise gratuita. 

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